Não há final de tarde nublado sobre o Tejo que não me faça viajar, por um segundo que seja, até ao Bósforo. Culpa do otomano Nuri Bilge Ceylan, um cineasta e fotógrafo que descobri tarde, é verdade, mas que conquistou um lugarzinho para sempre aqui (mão fechada ao peito, mais ou menos onde outros guardam a nova marginal da Costa da Caparica).
O poster de Climas de 2006 bem que me piscava o olho sempre que por ele passava no King, mas estava escrito que só entraria nesse mundo de céus mármore com 3 Macacos, um dos melhores filmes do ano passado (e só não arrisco dizer o melhor porque também houve Hunger de Steve McQueen).
Já este ano, quando me preparava para rever essa mesma película no BFI, deu-se o feliz acaso de por lá decorrer uma pequena exposição do seu talento fotográfico, concretamente da espantosa série For My Father, à qual pertencem as duas fotos aí em baixo. É descobrir a obra completa no sítio oficial do senhor e deixar os olhos deliciarem-se.
Já este ano, quando me preparava para rever essa mesma película no BFI, deu-se o feliz acaso de por lá decorrer uma pequena exposição do seu talento fotográfico, concretamente da espantosa série For My Father, à qual pertencem as duas fotos aí em baixo. É descobrir a obra completa no sítio oficial do senhor e deixar os olhos deliciarem-se.
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